23/04/2012

Inspiração


"Estar presente, concentrado e não distraído, é a mente que esculpe o corpo."
Joseph Pilates

beijos 

20/04/2012

Pilates para Terceira Idade




Os benefícios do método Pilates compreendem: ganho de flexibilidade, força muscular (principalmente do “powerhouse” ou centro de força – músculos abdominais, glúteos e multífidos, responsáveis pela estabilização do corpo), mobilização das articulações, estímulo à circulação sanguínea, propriocepção, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico, postura, energia, melhora a capacidade cardiorrespiratória, entre outros.
O Pilates consiste em exercício físico que utiliza recursos como a gravidade sobre o próprio corpo e a resistência das molas projetadas para os próprios aparelhos do Método, que servem tanto para resistir ou assistir na execução de um movimento.
Sabe-se que existem bons resultados no Método Pilates no equilíbrio estático das mulheres idosas. Em estudo realizado com os aparelhos e resistência de suas molas, observou-se que a técnica pode realmente beneficiar o equilíbrio dessas mulheres uma vez que se trabalhou nos exercícios questões como fortalecimento muscular, estimulação proprioceptiva, flexibilidade, estabilização postural que são alguns dos vários fatores relatados na perda do equilíbrio na senescência.
Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência – apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.
Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas. Obviamente, que se faz necessário mais estudo a fim de elucidar tal hipótese, relatada por um dos estudos encontrados neste material referenciado.
FONTE:
SANTOS, Jéssica Luisa Ribeiro. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos: Revisão Integrativa. REVISTA PORTAL de Divulgação, n.12, Julho 2011 – http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php

Beijos

17/04/2012

Pilates na Água: SUPilates



Não seria surpreendente para experimentar e desfrutar do melhor dos dois mundos: a força e a graça de Pilates, com a tranquilidade do oceano? Acredite ou não, agora você pode!
Instrutores de Pilates mundo a fora estão ministrando suas aulas de Pilates no oceano, lago ou rio mais próximos, em um Stand Up Paddleboards. Estas pranchas (também chamado SUPS) são a última sensação de fitness.
SUPS parecem pranchas grandes, e são movidos por um remador de pé que usa um remo de canoa extra-longa. Stand Up Paddling originado no Havaí, que mistura a tradicional canoa polinésia remando com o surf.
O resultado desta combinação maravilhosa é um esporte novo e acessível a todos. Os profissionais aderiram o Stand Up Paddling não só porque é divertido e os benefícios cardiovasculares do exercício são excelentes, mas também para o desafio equilíbrio-core.
Como a prancha está flutuando na água, o praticante deve constantemente contrair os músculos estabilizadores da pelve e coluna para permanecer estável na prancha. Por exemplo, ao realizar o que parece ser um exercício simples, como círculos Perna, o participante é lembrado de estabilizar a sua pélvis, e garantindo eficácia no movimento.
Na Paddleboard, o conselho não vai apenas fornecer feedback sobre a pélvis instável pela oscilação, que também irá fornecer mais de um desafio, porque os quadris e os movimentos das pernas bambas descontrolada fará com que a placa vire. O mesmo acontece com a realização de exercícios que visem a estabilidade espinhal e força abdominal.

Exercícios mais complicados, como séries de perna, por exemplo, são particularmente difíceis por causa da exigência de estabilidade escapular e pélvica necessárias para executar corretamente.
As rotinas de Pilates na Stand Up Paddleboard são muito eficazes, muito desafiantse e muito divertidas!

Encontrar um local pode ser um desafio, mas a segurança é das coisas mais importantes a considerar. As questões de segurança na água incluem o acesso seguro à água, marés / correntes, de largura / pranhcas estáveis ​​e duráveis, assinatura de termos de responsabilidade, e um plano de emergência suficientes.
É bom praticar sua rotina antes. Você pode descobrir que alguns dos exercícios vão precisar ser modificados para proporcionar um fluxo mais eficaz ou um desafio apropriado para o nível de seus participantes.
Bom caxienses, para nós o desafio é bem maior começando pelo clima, temos as represas ou um rio até encontramos pela região, mas vale apena conhecer o novo esporte.
Tente e inove.
Essa novidade está chegando no BRASIL.

http://www.pilatesdigest.com/supilates-pilates-on-the-water

beijos

13/04/2012

Sono e Atividade Física


Não existe um consenso a respeito de como o exercício físico pode ajudar no tratamento de pessoas com distúrbios do sono, especialmente, a insônia causada por estresse, depressão, ansiedade. Por outro lado, a inclusão de exercícios físicos tem trazido benefícios significativos, tanto na melhora efetiva quanto na rapidez do aparecimento desta melhora nos pacientes com tais distúrbios, quando estão envolvidos em alguma prática regular de exercícios físicos dirigidos, do que em relação àqueles que não fazem parte de algum programa de atividades acompanhadas e orientadas. A interação e sociabilização, atribuídas ao exercício, apontam uma importante benefício para pessoas com distúrbios do sono e de afetividade.
Fazer exercícios físicos melhora a qualidade do sono das pessoas, no sentido de menor tempo para adormecer, maior duração do sono, maior tempo de sono em estado profundo e um melhor estado de alerta durante a vigília (dia). Nos pacientes com distúrbios do sono, como a insônia, a inclusão de exercícios físicos é significativa, principalmente na melhora efetiva desse distúrbio, na rapidez do aparecimento dessa melhora, além da melhora na quantidade de alguns neurotransmissores, como a 5- HT, responsáveis pelo sono.
Aqui estão algumas dicas de como se livrar daquele famoso sono depois do almoço, segundo especialistas.
Recomendações para se livrar do sono depois do almoço

beijos e bom final de semana
Kisy

10/04/2012

Pilates e Lombalgias






As dores nas costas, também denominadas lombalgias, acometem de 80 a 90% da população em alguma fase de sua vida.
Em geral, a lombalgia é provocada pela degeneração discal ou pela hérnia de disco. Que podem estar relacionadas a vários fatores, como a má postura, esforços decorrentes de atividades físicas excessivas ou inadequadas, excessos de carga, obesidade, estrutura/carga genética, acidentes, entre outras que podem acabar deformando a estrutura da coluna.
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
A Hérnia de disco se dá quando os discos intervertebrais desgastam-se em função do tempo e do uso repetitivo, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.
O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas aos movimentos e que suportam mais carga. Felizmente, cerca de 90% dos casos de lombalgia, se resolvem em 2 à 4 semanas através de repouso, medicamentos e fisioterapia. Porém, os restantes 10% ou são operados ou se tornam portadores de lombalgia crônica.
Dentro destes 10% que não obtiveram melhora dos sintomas, muitos ortopedistas estão indicando o Pilates, como manutenção e até reabilitação. Na tentativa de num primeiro momento realizar um tratamento conservador para proporcionar alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. Não levando a maioria dos casos direto ao tratamento cirúrgico.
Pilates é um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora do físico e do mental com exercícios globais, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos.
Fonte: ClubedoPilates

beijos Kisy

05/04/2012

FELIZ PÁSCOA!!!!
Páscoa é dizer "sim"ao amor e a vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor de paz e renovação!


Beijos
Kisy

03/04/2012

Receita para sexta-feira santa


O peixe é, tradicionalmente, o prato principal da Sexta-Feira Santa (também chamada Sexta-Feira da Paixão), que é a última sexta-feira antes do Domingo de Páscoa.

 Receita de Bacalhoada de Forno

É feita no forno como a bacalhoada dos mais tradicionais restaurantes portugueses. É fácil e deliciosa e o bacalhau fica muito mais úmido e gostoso do que o cozido em água.
Ingredientes:
- 4 postas de lombo de bacalhau
- 3 Kg de batatas inglesas (pesadas com casca)
- 4 tomates
- 12 dentes de alho
- 4 cebolas
- 2 pimentões
- sal fino
- salsa e cebolinha desidratados
- azeitonas verdes
- azeite extra-virgem
Preparo:
Tire a pele do bacalhau. Começe a demolhá-lo de 24 a 48 horas antes do preparo.
No dia do preparo, descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas (cerca de 2 cm). Descasque os dentes de alho (se o alho tiver um miolo fibroso, corte o dente ao meio e retire-o). Descasque as cebolas e corte-as em 4. Retire o miolo branco e as sementes dos pimentões e corte-os em rodelas. Corte os tomates em rodelas e tire as sementes (a pele pode ser retirada com o auxílio de uma faca afiada).
Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média-alta). Separe duas formas retangulares (uma média e uma grande) que caibam juntas no forno. Forre as duas formas com folhas de alumínio. Na forma grande, coloque os dentes de alho, as batatas, as cebolas, os pimentões e os tomates (nessa ordem). Polvilhe tudo com sal fino, salsa e cebolinha. Cubra a forma com outra folha de alumínio, vedando-a da melhor forma possível, para que o vapor formado durante o cozimento não escape.
Na forma média (também forrada com alumínio), disponha as postas do bacalhau (prove o bacalhau para saber se é preciso corrigir o sal) e cubra a forma com alumínio, exatamente da mesma maneira que a outra forma foi coberta.
Levar as duas formas ao forno. O bacalhau deve assar por cerca de 15 minutos (ou até fique visível a separação das lascas). Depois desse tempo, ele deve ser retirado do forno. Retire as espinhas e separe as lascas. As batatas devem assar por cerca de 30 a 45 minutos ou até que fiquem macias.
Depois de assados, os vegetais devem ser colocados em uma travessa grande. Por cima deles, espalhe o bacalhau, as azeitonas, regue com azeite de oliva extra-virgem e sirva.
Rendimento: 6 porções.

Bom Apetite
Beijos
Kisy