Os benefícios do método Pilates compreendem: ganho de flexibilidade, força muscular (principalmente do “powerhouse” ou centro de força – músculos abdominais, glúteos e multífidos, responsáveis pela estabilização do corpo), mobilização das articulações, estímulo à circulação sanguínea, propriocepção, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico, postura, energia, melhora a capacidade cardiorrespiratória, entre outros.
O Pilates consiste em exercício físico que utiliza recursos como a gravidade sobre o próprio corpo e a resistência das molas projetadas para os próprios aparelhos do Método, que servem tanto para resistir ou assistir na execução de um movimento.
Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência – apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.
Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas. Obviamente, que se faz necessário mais estudo a fim de elucidar tal hipótese, relatada por um dos estudos encontrados neste material referenciado.
FONTE:
SANTOS, Jéssica Luisa Ribeiro. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos: Revisão Integrativa. REVISTA PORTAL de Divulgação, n.12, Julho 2011 – http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário