20/04/2012

Pilates para Terceira Idade




Os benefícios do método Pilates compreendem: ganho de flexibilidade, força muscular (principalmente do “powerhouse” ou centro de força – músculos abdominais, glúteos e multífidos, responsáveis pela estabilização do corpo), mobilização das articulações, estímulo à circulação sanguínea, propriocepção, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico, postura, energia, melhora a capacidade cardiorrespiratória, entre outros.
O Pilates consiste em exercício físico que utiliza recursos como a gravidade sobre o próprio corpo e a resistência das molas projetadas para os próprios aparelhos do Método, que servem tanto para resistir ou assistir na execução de um movimento.
Sabe-se que existem bons resultados no Método Pilates no equilíbrio estático das mulheres idosas. Em estudo realizado com os aparelhos e resistência de suas molas, observou-se que a técnica pode realmente beneficiar o equilíbrio dessas mulheres uma vez que se trabalhou nos exercícios questões como fortalecimento muscular, estimulação proprioceptiva, flexibilidade, estabilização postural que são alguns dos vários fatores relatados na perda do equilíbrio na senescência.
Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência – apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.
Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas. Obviamente, que se faz necessário mais estudo a fim de elucidar tal hipótese, relatada por um dos estudos encontrados neste material referenciado.
FONTE:
SANTOS, Jéssica Luisa Ribeiro. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos: Revisão Integrativa. REVISTA PORTAL de Divulgação, n.12, Julho 2011 – http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário