13/09/2012

RPG


REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
O que é a Reeducação Postural Global?
            É um tratamento fisioterápico, criado pelo francês Philippe Souchard, em 1980, que visa corrigir erros posturais e sintomas associados.
            O realinhamento postural proporciona o relaxamento dos músculos tensionados, melhora da distribuição do peso corporal em relação á coluna vertebral, joelhos e pés. Melhoram no posicionamento dos ombros, cotovelos, punhos e mãos. Diminuindo assim dores nas costas, e nas articulações do corpo.
             A RPG utiliza a tração cervical e lombar como instrumento para correção dos desvios posturais. Este movimento de tração proporciona a liberação dos espaços intervertebrais aliviando os sintomas causados por hérnias discais.

            Os movimentos respiratórios empregados durante a sessão auxiliam pacientes com problemas pulmonares, como asma, enfisema, bronquite crônica e etc...
 

Exemplos de desvios posturais nos quais a RPG é indicada.
 
 
 
 
 
 

Indicações

Pode ser indicada a partir dos 8 anos de idade, para a maioria das patologias do sistema musculoesquelético, agudas ou crônicas. 

Ø  Dores na coluna (cervicalgia/torcicolo, dorsalgia e lombalgia);

Ø  Dor de cabeça (cefaléia tensional);

Ø  Má postura (escoliose, hiperlordose e hipercifose);

Ø  Disfunção temporomandibular associada a desvios posturais;

Ø  Hérnia de disco;

Ø  Problemas respiratórios;

Ø  Tendinites

Ø  Artroses e problemas reumáticos

Ø  Stress e ansiedade. 

Como é a sessão?

            Para a R.P.G, o diagnóstico é a base fundamental. Na 1ª sessão, o terapeuta realiza uma avaliação postural completa, a fim de observar quais cadeias musculares estão retraídas e quais músculos estão fracos. A partir desse panorama, o objetivo é alongar músculos rígidos demais e fortalecer os que se encontram flácidos.

            A RPG auxilia o indivíduo a reequilibrar-se em volta do seu centro de gravidade. O tratamento proporciona a adaptação automática a um novo padrão postural, construído através de alongamentos globais associados ao trabalho respiratório. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega micro ajustes numa série suave e progressiva de posturas estáticas (em pé, sentada ou deitada). A sessão dura 1h e é realizada de 1 a 3 vezes por semana.

 CUIDE - SE!!!!!!

Bolsas pesadas com alça apenas de um lado
aumentam a chance de desenvolver escoliose
Posturas inadequadas no computador
favorecem o aparecimento de dores nas costas




Beijos
Kisy


31/08/2012


      Invista nas frutas...


                                      

Todos os alimentos têm o poder de ajudar na cura e resolução de problemas de saúde. O poder de cura é caracterizado para cada espécie e atende a maioria dos problemas e doenças do organismo humano. Com o passar do tempo, o ser humano veio a descobrir que as frutas possuem vários efeitos medicinais, e não apenas um grande valor nutritivo.

As frutas são consideradas as maiores agentes terapêuticas dados pela natureza a nós, humanos. A maioria das frutas possuem propriedades curativas e preventivas, algumas tendo função adstringente e outras emolientes.Algumas trabalham as funções intestinais enquanto outras, asfunções gástricas.Algumas tem efeito desintoxicante,outras suprem o organismo com as vitaminas de que precisam.



                               

Vamos conhecer algumas propriedades medicinais e curativas das frutas.
 
 Abacate- o valor medicinal do abacate é notável. Seu consumo ajuda a combater perturbações digestivas, prisão de ventre, abcessos estomacais, afecções dos rins e do fígado. É usado contra o reumatismo e promove a eliminação dos gases. É também digestivo e laxativo.

Abacaxi- é um diurético, digestivo, vermífugo e expectorante. Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, a artrite, o inchaço, a difteria e é bom contra as infecções da garganta e arteriosclerose.

Açaí- protege a visão, a pele e ajuda no combate a diarreia.

Ameixa- é depurativa e purgativa.

Carambola- é uma fruta diurética que age contra eczemas, febres e distúrbios dos rins e bexiga.

Caqui- por ser alcalinizante é bom para as afecções do fígado e o catarro da bexiga.

Cereja- contém grandes quantidades de sais minerais, vitaminas e dá um suco delicioso. As cerejas mais escuras contém mais ferro, magnésio e potássio. Todas são excelentes fontes de vitaminas e silícios. O suco da cereja, segundo alguns, ajuda a evitar a formação de placas cuidando também dos dentes. É eficaz também contra a arteriosclerose.

Coco- combate a febre e os vermes, sendo útil nas inflamações intestinais. Possui propriedades calmantes.

Damasco- contém magnésio e potássio, dois minerais que dão força, energia e resistência. Ajuda na produção de sangue e na beleza da pele e dos cabelos porque possui ferro e silício. Mas a sua qualidade mais destacada é a alta quantidade de beta-caroteno, e interessante é que, entre todas as frutas apenas o Melão concorre com o Damasco no que diz respeito a essa propriedade. O Damasco ajuda o corpo na prevenção do câncer, quem costuma comer damascos maduros e bem firmes está alimentando-se da fonte mais rica de beta-caroteno que existe.

Figo- ajuda no combate de afecções de vias respiratórias e, além disso, atua como laxante no organismo fazendo com que os tecidos amoleçam. Pode atenuar nas inflamações, os inchaços e queimaduras. Também tem propriedades para aliviar dores e curar de forma cicatrizante as feridas.

Graviola- o óleo tanto do fruto como das folhas possuem propriedades que ajudam a tratar o reumatismo. O fruto ajuda no combate de aftas e diarreia.

Goiaba- ajuda a combater tumores e diarreia.

Kiwi- contém potássio, cálcio e magnésio, além de ser uma das frutas mais ricas em vitamina c.

Laranja- é uma ótima opção para prevenir gripes e resfriados. O chá atua com efeito calmante, digestivo e diurético. O suco combate a gengivite e a polpa trata o diabetes. Ajuda a suprir a necessidade de vitamina C, estimula o apetite, regula o intestino. Tem função laxante, diurética, ajuda no combate ao reumatismo, possui propriedades calmantes, digestivas. Também trabalha contra a febre e hemorragias, combatendo a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, combate vermes entre muitas outras coisas.

Limão- possui propriedade que ajuda contra a gripe, além de prevenir a acidez gástrica, acne, afta, gengivite, amidalite e enxaqueca. No combate a gota e a bronquite o limão é também muito eficaz. O suco do limão estimula o apetite e trabalha como diurético. Combate o reumatismo, a febre e supre a falta de vitamina C. Possui propriedades anti sépticas, adstringentes, combate o vômito e ajuda a curar feridas. Cólera, disenteria e outras afecções produzidas por microorganismos são combatidas pelo limão também.

Mamão- a polpa dessa fruta possui propriedades que atuam como laxantes. As sementes do mamão combatem os vermes e seu látex ajuda no combate a calos e verrugas. É laxante, diurético, pode amolecer os tecidos e atenuar em queimaduras, inchações e inflamações. Também ajuda na cura de feridas e auxilia no alívio das dores. Pode produzir uma sensação refrescante.

Maçã- para diarreia, reumatismo e doenças do fígado e baço a maçã é uma excelente opção para tratar tais coisas. As fibras da fruta ajudam a reduzir o colesterol negativo, ela contribui no combate a diarreia e afecções das vias respiratórias, alem de ser um ótimo alimento para o cérebro.

Manga- a ação da manga é digestiva, age contra a bronquite e as cascas ajudam a amenizar dores de cólica. As sementes atacam os vermes.

Maracujá- ajuda a combater a asma além de ter um efeito calmante. Diarreia, tosse, coqueluche, nevralgias e úlceras também podem ser combatidas com a fruta. As inflamações, inchações e queimaduras podem ser curadas com o maracujá. Combate as dores proporcionando alívio e cura feridas.

Melão- existem vários tipos de melão e todos eles fornecem sucos cremosos e energizantes. O melão é uma fruta rica em água e por essa razão é um excelente tônico. Por ter propriedades diuréticas é uma excelente opção para resolver problemas renais. Possui a função de calmante também.

Morango- tem função diurética, ajuda a combater o reumatismo, a febre, é alcalinizante. Elimina toxinas do fígado, atua como laxante e ainda facilita a digestão. Atua como tônico para os nervos.

Pêssego- calmante, diurético e digestivo. Um preciso alimento para quem sofre de diabetes e um excelente remédio para o estômago.

Se você não tem costume de comer frutas, vale a pena mudar a sua rotina alimentar imediatamente. Além de economizar com hospitais, médicos e farmácia, poderá ganhará benefícios ligados ao prazer e bem estar, ao realizar refeições leves, refrescantes e saboras se incorporar as frutas no seu cardápio.

A boa alimentação combinada com atividade física, boas noites de sono, tomar sol e ingestão de água são soluções práticas e naturais para encontrar equilíbrio, boa forma, satisfação pessoal e saúde estável.

Beijos
Kisy

Fonte: blogers.com.br/propriedades-medicinais-das-frutas

28/08/2012

Pilates Solo


     Benefícios e Indicações do Pilates de Solo.



É ótimo para quem precisa melhorar a postura e a respiração. Embora pareça ser um exercício novo, o Mat. Pilates é conhecido há 83 anos. Esse método visa um condicionamento físico integral, promovendo realinhamento postural e melhora na respiração, resultando em corpo harmonioso e sadio, além de melhor desempenho nas atividades físicas para seus praticantes. O exercício deve ser executado em solo forrado com EVA ou tatame. Para quem prefere evitar o agitado ambiente das academias o método é ideal, permitindo um corpo malhado, sem puxar ferro e sem o barulho das músicas altas. O fortalecimento do abdômen é um dos alvos fundamentais exclusivos do Pilates, essa região do corpo precisa ser ativada para que, a coluna seja protegida durante os movimentos e a respiração seja realizada de maneira gradativa. O Mat Pilates zela pela qualidade do que pela quantidade de repetições. Há uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal. A base do método é feito nos aparelhos. Esse centro de força permanece contraído durante todo o tempo, dando sustentação para a movimentação solta, fluída, das pernas e braços. Um dos grandes princípios é o alinhamento do centro e a respiração, isto é, alinhamento dos três pontos da coluna vertebral, isso é feito respeitando sempre as curvas fisiológicas.



Beneficios:

- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio;

- Estimula a consciência corporal global;

- Melhora a respiração

- Corrige a postura;

- Alivia o estresse físico e mental

- Tonifica e fortalece integralmente o corpo.

Indicações:

- Praticantes de qualquer atividade física;

- Indivíduos sedentários;

- Pessoas com estresse e dores nas costas;

- Sem restrições, para pessoas que tenham mais de 14 anos.

Beijos.
Kisy

 

27/06/2012

Pilates em Suspensão





PILATES EM SUSPENSÃO:



Quem frequenta Studio de Pilates e Gyrotonic está sempre em busca de equilíbrio e também quer entrar em forma para o verão, encontra cada vez mais novidades e possibilidades para deixar as aulas mais divertidas, especialmente atividades lúdicas.

Já pensou em Pilates em suspensão?
Isso mesmo: uma das novidades são exercícios que são feitos com o aluno suspenso por fitas presas no teto. Que tem como carga o próprio peso do aluno, em uma prática que lida com a consciência corporal, equilíbrio e força. O abdomem é uma das partes do corpo mais trabalhadas pela aula, cujo gasto calórico pode ser de até 500 calorias em 50 minutos.




O Pilates Suspenso (PST) é um sistema novo no Brasil e vem sendo introduzido nas clínicas de fisioterapia e academias devido aos grandes resultados e pela maneira dinâmica em que é aplicado sem risco de causar lesões.
É um treinamento em suspensão pode se treinar em qualquer lugar, como em parques , em casa e com um único aparelho que permitisse um grande número de exercícios, e o método Pilates, um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento, desenvolvido há noventa anos por Joseph H. Pilates, que fortalece e tonifica a musculatura, melhora e corrige a postura, aumenta a flexibilidade, treina o equilíbrio, além de trabalhar a consciência corporal e a concentração, e como conseqüência traz a tão cobiçada estética corporal: um corpo mais definido.
Os exercícios do Pilates foram adaptados a este método em suspensão, surgindo assim uma nova modalidade, o Pilates em Suspensão (PST), que faz o uso do peso corporal e gravitacional, permitindo a realização de muitos exercícios funcionais. Nesse sistema de treinamento são empregados os exercícios originais do método Pilates associado a tiras em suspensão, utilizando o peso corporal como sobrecarga, gerando equilíbrio, flexibilidade e força.
É realizado em um único ambiente e em um único aparelho, onde por meio de fitas não elásticas suspensas, o mesmo material que pára-quedistas usam com travas de segurança que suportam 250 kg, o fisioterapeuta estimula exercícios de força e resistência por variações do peso do corpo e das angulações aplicadas. Há também a utilização de outros acessórios da fisioterapia, como cama elástica, bosu, prancha de propriocepção, rolo, bolas e outros materiais, que são introduzidos de forma gradativa, tornando a sessão muito mais dinâmica e motivadora, podendo-se trabalhar exercícios de reabilitação e prevenção, exercícios funcionais e condicionamento físico, sendo utilizado desde o treinamento de atletas de elite até a reabilitação fisioterapêutica, ampliando assim as técnicas da fisioterapia.
Assim como no método Pilates, a centralização e o controle do movimento são os princípios mais importantes para uma perfeita execução dos movimentos. No método, todos os princípios do Pilates são enfatizados a todo instante, a técnica da respiração é um elemento importante, pois potencializa os movimentos e previne alterações na pressão sanguínea, o CORE (centro do corpo, composto de músculos da região lombo-pélvica, que estabilizam a coluna) e os demais princípios do método são utilizados constantemente, originando resultados surpreendentes, não importando o nível de condicionamento ou a idade dos usuários, já que o programa de treinamento é específico para cada pessoa e respeita suas limitações.




O diferencial do PST de outras atividades tradicionais, é que o treinamento tradicional trabalha normalmente um músculo de cada vez, não sendo funcional para a realização da maioria das atividades cotidianas. O Método Pilates trabalha o uso de planos múltiplos do movimento e trabalha os músculos e articulações de forma global. Muitos fisioterapeutas estão usando o PST para reabilitação e prevenção de um amplo aspecto de lesões em seus pacientes. Pessoas que não se adaptam a academias e outras atividades físicas, ou que gostam de fazer um exercício com uma boa orientação, se adaptam com facilidade ao PST, pois há trabalho metabólico e tensional, gerando assim um ganho de força e massa muscular.
Logo, todos podem se beneficiar do método. O usuário pode controlar a resistência e o nível de dificuldade apenas deslocando a posição de seu corpo, podendo ser usado por todas as pessoas, desde as que estão fora de forma até as que já praticam exercícios de alta intensidade, tendo como benefícios boa postura, flexibilidade, força, equilíbrio, aumento do tônus muscular e, como conseqüência, a boa forma.
O Studio sempre está trazendo novidades em tratamento. Com o sucesso e a grande demanda pelo método Pilates, agora já pode contar com este novo método, o Pilates em suspensão.

                          


Beijos
Kisy



30/05/2012


            Alongar é fundamental   

                                            
                             


Relaxar os músculos e evitar lesões fazem parte da vida de quem pratica atividade física, Pilates, Gyrotonic. E o responsável por tudo isso é o alongamento, que traz muitos benefícios para o corpo e não deve ser esquecido na hora do treino. Mesmo para o mais apressadinho e esquecido, ele não pode ser deixado de lado. Alongar aumenta a flexibilidade dos músculos e diminui a tensão. Quem não gostaria de fazer uma aula de alongamento depois de um dia de trabalho? É uma atividade muito “prazerosa”.
O Pilates e Gyrotonic são métodos que visam muito à flexibilidade com tonificação muscular associada. Não se importe com a conquista de flexibilidade, mas sim com a melhoria na capacidade de movimento. Quando falamos em praticar Pilates, estamos falando, justamente, em capacidade e organização de movimento.
Nosso trabalho consiste em oferecer situações de alongamento dinâmico, feitos com leveza, dentro da amplitude fisiológica, considerados funcionais nos movimentos diários. Nesse caso a intenção não é atingir os componentes plásticos do músculo para aumentar a flexibilidade, mas sim os componentes elásticos, garantindo a funcionalidade na amplitude dos movimentos.

                       

O alongamento pode ser feito antes e depois da atividade física, mas com uma observação: "Antes não é recomendado que se execute um trabalho de flexibilidade muito forte. Ou seja, não é necessário levar a articulação até um ponto de desconforto. Depois, o objetivo é promover um relaxamento do estresse causado pelo exercício. Lembrando que este trabalho não precisa ser muito forte". 
                        
                          

Ao alongar, o praticante diminuiu a tensão do músculo, o que proporciona o relaxamento, além de melhorar o fluxo sanguíneo na fibra muscular. O trabalho pode ser feito todos os dias, até mesmo mais de uma vez ao dia, e o melhor: não tem restrição de idade. "Além de ser praticado ao final de alguma atividade física para o relaxamento, o alongamento pode ser feito também durante e após um dia de trabalho. Levantar da cadeira para alongar as pernas e esticar os braços faz bem à saúde".

                       

Portanto, não saia por aí se alongando sozinha. A atividade deve ser praticada com a orientação de um profissional. "É sempre bom ter alguém que entenda por perto. Uma musculatura bem alongada e fortalecida promove equilíbrio e ajuda na postura", lembrando que é importante respeitar os limites de cada um e que somente o instrutor poderá avaliar cada praticante.
Beijos
Kisy


23/04/2012

Inspiração


"Estar presente, concentrado e não distraído, é a mente que esculpe o corpo."
Joseph Pilates

beijos 

20/04/2012

Pilates para Terceira Idade




Os benefícios do método Pilates compreendem: ganho de flexibilidade, força muscular (principalmente do “powerhouse” ou centro de força – músculos abdominais, glúteos e multífidos, responsáveis pela estabilização do corpo), mobilização das articulações, estímulo à circulação sanguínea, propriocepção, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico, postura, energia, melhora a capacidade cardiorrespiratória, entre outros.
O Pilates consiste em exercício físico que utiliza recursos como a gravidade sobre o próprio corpo e a resistência das molas projetadas para os próprios aparelhos do Método, que servem tanto para resistir ou assistir na execução de um movimento.
Sabe-se que existem bons resultados no Método Pilates no equilíbrio estático das mulheres idosas. Em estudo realizado com os aparelhos e resistência de suas molas, observou-se que a técnica pode realmente beneficiar o equilíbrio dessas mulheres uma vez que se trabalhou nos exercícios questões como fortalecimento muscular, estimulação proprioceptiva, flexibilidade, estabilização postural que são alguns dos vários fatores relatados na perda do equilíbrio na senescência.
Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência – apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.
Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas. Obviamente, que se faz necessário mais estudo a fim de elucidar tal hipótese, relatada por um dos estudos encontrados neste material referenciado.
FONTE:
SANTOS, Jéssica Luisa Ribeiro. Pilates aprimorando o equilíbrio em idosos: Revisão Integrativa. REVISTA PORTAL de Divulgação, n.12, Julho 2011 – http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php

Beijos

17/04/2012

Pilates na Água: SUPilates



Não seria surpreendente para experimentar e desfrutar do melhor dos dois mundos: a força e a graça de Pilates, com a tranquilidade do oceano? Acredite ou não, agora você pode!
Instrutores de Pilates mundo a fora estão ministrando suas aulas de Pilates no oceano, lago ou rio mais próximos, em um Stand Up Paddleboards. Estas pranchas (também chamado SUPS) são a última sensação de fitness.
SUPS parecem pranchas grandes, e são movidos por um remador de pé que usa um remo de canoa extra-longa. Stand Up Paddling originado no Havaí, que mistura a tradicional canoa polinésia remando com o surf.
O resultado desta combinação maravilhosa é um esporte novo e acessível a todos. Os profissionais aderiram o Stand Up Paddling não só porque é divertido e os benefícios cardiovasculares do exercício são excelentes, mas também para o desafio equilíbrio-core.
Como a prancha está flutuando na água, o praticante deve constantemente contrair os músculos estabilizadores da pelve e coluna para permanecer estável na prancha. Por exemplo, ao realizar o que parece ser um exercício simples, como círculos Perna, o participante é lembrado de estabilizar a sua pélvis, e garantindo eficácia no movimento.
Na Paddleboard, o conselho não vai apenas fornecer feedback sobre a pélvis instável pela oscilação, que também irá fornecer mais de um desafio, porque os quadris e os movimentos das pernas bambas descontrolada fará com que a placa vire. O mesmo acontece com a realização de exercícios que visem a estabilidade espinhal e força abdominal.

Exercícios mais complicados, como séries de perna, por exemplo, são particularmente difíceis por causa da exigência de estabilidade escapular e pélvica necessárias para executar corretamente.
As rotinas de Pilates na Stand Up Paddleboard são muito eficazes, muito desafiantse e muito divertidas!

Encontrar um local pode ser um desafio, mas a segurança é das coisas mais importantes a considerar. As questões de segurança na água incluem o acesso seguro à água, marés / correntes, de largura / pranhcas estáveis ​​e duráveis, assinatura de termos de responsabilidade, e um plano de emergência suficientes.
É bom praticar sua rotina antes. Você pode descobrir que alguns dos exercícios vão precisar ser modificados para proporcionar um fluxo mais eficaz ou um desafio apropriado para o nível de seus participantes.
Bom caxienses, para nós o desafio é bem maior começando pelo clima, temos as represas ou um rio até encontramos pela região, mas vale apena conhecer o novo esporte.
Tente e inove.
Essa novidade está chegando no BRASIL.

http://www.pilatesdigest.com/supilates-pilates-on-the-water

beijos

13/04/2012

Sono e Atividade Física


Não existe um consenso a respeito de como o exercício físico pode ajudar no tratamento de pessoas com distúrbios do sono, especialmente, a insônia causada por estresse, depressão, ansiedade. Por outro lado, a inclusão de exercícios físicos tem trazido benefícios significativos, tanto na melhora efetiva quanto na rapidez do aparecimento desta melhora nos pacientes com tais distúrbios, quando estão envolvidos em alguma prática regular de exercícios físicos dirigidos, do que em relação àqueles que não fazem parte de algum programa de atividades acompanhadas e orientadas. A interação e sociabilização, atribuídas ao exercício, apontam uma importante benefício para pessoas com distúrbios do sono e de afetividade.
Fazer exercícios físicos melhora a qualidade do sono das pessoas, no sentido de menor tempo para adormecer, maior duração do sono, maior tempo de sono em estado profundo e um melhor estado de alerta durante a vigília (dia). Nos pacientes com distúrbios do sono, como a insônia, a inclusão de exercícios físicos é significativa, principalmente na melhora efetiva desse distúrbio, na rapidez do aparecimento dessa melhora, além da melhora na quantidade de alguns neurotransmissores, como a 5- HT, responsáveis pelo sono.
Aqui estão algumas dicas de como se livrar daquele famoso sono depois do almoço, segundo especialistas.
Recomendações para se livrar do sono depois do almoço

beijos e bom final de semana
Kisy

10/04/2012

Pilates e Lombalgias






As dores nas costas, também denominadas lombalgias, acometem de 80 a 90% da população em alguma fase de sua vida.
Em geral, a lombalgia é provocada pela degeneração discal ou pela hérnia de disco. Que podem estar relacionadas a vários fatores, como a má postura, esforços decorrentes de atividades físicas excessivas ou inadequadas, excessos de carga, obesidade, estrutura/carga genética, acidentes, entre outras que podem acabar deformando a estrutura da coluna.
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
A Hérnia de disco se dá quando os discos intervertebrais desgastam-se em função do tempo e do uso repetitivo, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.
O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas aos movimentos e que suportam mais carga. Felizmente, cerca de 90% dos casos de lombalgia, se resolvem em 2 à 4 semanas através de repouso, medicamentos e fisioterapia. Porém, os restantes 10% ou são operados ou se tornam portadores de lombalgia crônica.
Dentro destes 10% que não obtiveram melhora dos sintomas, muitos ortopedistas estão indicando o Pilates, como manutenção e até reabilitação. Na tentativa de num primeiro momento realizar um tratamento conservador para proporcionar alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. Não levando a maioria dos casos direto ao tratamento cirúrgico.
Pilates é um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora do físico e do mental com exercícios globais, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos.
Fonte: ClubedoPilates

beijos Kisy

05/04/2012

FELIZ PÁSCOA!!!!
Páscoa é dizer "sim"ao amor e a vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor de paz e renovação!


Beijos
Kisy

03/04/2012

Receita para sexta-feira santa


O peixe é, tradicionalmente, o prato principal da Sexta-Feira Santa (também chamada Sexta-Feira da Paixão), que é a última sexta-feira antes do Domingo de Páscoa.

 Receita de Bacalhoada de Forno

É feita no forno como a bacalhoada dos mais tradicionais restaurantes portugueses. É fácil e deliciosa e o bacalhau fica muito mais úmido e gostoso do que o cozido em água.
Ingredientes:
- 4 postas de lombo de bacalhau
- 3 Kg de batatas inglesas (pesadas com casca)
- 4 tomates
- 12 dentes de alho
- 4 cebolas
- 2 pimentões
- sal fino
- salsa e cebolinha desidratados
- azeitonas verdes
- azeite extra-virgem
Preparo:
Tire a pele do bacalhau. Começe a demolhá-lo de 24 a 48 horas antes do preparo.
No dia do preparo, descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas (cerca de 2 cm). Descasque os dentes de alho (se o alho tiver um miolo fibroso, corte o dente ao meio e retire-o). Descasque as cebolas e corte-as em 4. Retire o miolo branco e as sementes dos pimentões e corte-os em rodelas. Corte os tomates em rodelas e tire as sementes (a pele pode ser retirada com o auxílio de uma faca afiada).
Pré-aqueça o forno a 200°C (temperatura média-alta). Separe duas formas retangulares (uma média e uma grande) que caibam juntas no forno. Forre as duas formas com folhas de alumínio. Na forma grande, coloque os dentes de alho, as batatas, as cebolas, os pimentões e os tomates (nessa ordem). Polvilhe tudo com sal fino, salsa e cebolinha. Cubra a forma com outra folha de alumínio, vedando-a da melhor forma possível, para que o vapor formado durante o cozimento não escape.
Na forma média (também forrada com alumínio), disponha as postas do bacalhau (prove o bacalhau para saber se é preciso corrigir o sal) e cubra a forma com alumínio, exatamente da mesma maneira que a outra forma foi coberta.
Levar as duas formas ao forno. O bacalhau deve assar por cerca de 15 minutos (ou até fique visível a separação das lascas). Depois desse tempo, ele deve ser retirado do forno. Retire as espinhas e separe as lascas. As batatas devem assar por cerca de 30 a 45 minutos ou até que fiquem macias.
Depois de assados, os vegetais devem ser colocados em uma travessa grande. Por cima deles, espalhe o bacalhau, as azeitonas, regue com azeite de oliva extra-virgem e sirva.
Rendimento: 6 porções.

Bom Apetite
Beijos
Kisy

27/03/2012

Crianças também podem praticar Pilates



O Pilates possui como base: respiração, concentração, alinhamento e o cuidado com o corpo por inteiro, fatores fundamentais para qualquer pessoa ter qualidade de vida, inclusive as crianças e adolescentes.
As crianças de hoje estão convivendo, junto com os adultos, em um ambiente corrido e estressante, muitas vezes com uma quantidade excessiva de atividades, o que ocasiona falta de concentração e estresse.
A má postura também faz parte dessa realidade, causada por carregar mochilas pesadas, horas e horas em frente à TV ou ao computador (sempre com uma postura incorreta).
Por todas essas situações, as crianças adquirem maus hábitos e o Pilates pode realmente auxiliar no tratamento desses “futuros adultos”.
O conteúdo para as aulas com crianças precisa ligar os seus exercícios com o mundo em que elas vivem, fazendo com que elas percebam os benefícios de uma boa postura, da concentração e da respiração correta. Assim, elas transformarão o conhecimento em atitudes para a sua vida.
Utilizar acessórios como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma, meia-lua e outros, desperta e estimula as crianças. Quanto aos equipamentos, podem ser adaptados para elas com objetos como caixas de diversos tamanhos ou almofadas. Os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança.
Para que o trabalho seja frutífero e estimulante e para que garanta a excelência do aprendizado e a qualidade na execução dos exercícios, o ideal é praticar o Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.
Benefícios para crianças que praticam Pilates:
• Organização do sistema locomotor;
• Melhora da postura;
• Mais concentração;
• Melhora do humor;
• Um sono de maior qualidade;
• Melhora da circulação sanguínea e energética;
• Melhora da digestão;
• Melhora do tônus;
• Melhora da flexibilidade.

Há uma idade mínima para a criança ingressar no pilates?
Podemos trabalhar com crianças a partir dos quatro anos. O ideal é que elas trabalhem em grupos separados, pois não temos como trabalhar crianças junto com adultos porque é algo diferenciado, a aula é voltada para elas. De preferência, que essas crianças mais novinhas façam um esporte associado ao pilates. Mas não tem uma regra de idade; a partir dos quatro anos, elas já conseguem entender o que estão fazendo. Nós vamos moldando aos poucos. Tem que ser algo lúdico, meio como uma brincadeira. Aí eles vão ganhando disciplina, concentração, tranquilidade, aliviam a mente.

Fonte: Pilates Isp
Beijos kisy